Rio - O filme

   O filme é uma declaração de amor para uma das cidades mais bonitas do mundo. Essa é a principal impressão que o espectador tem ao assistir Rio, um filme do diretor Carlos Saldanha. A famosa paisagem do Pão de Açúcar, recriada fielmente em beleza e detalhes, ou do Corcovado, e sua bela vista, não deixam o espectador se enganar: estamos no Rio de Janeiro. Está no cinema em cópias 2D e 3D, e conta a história de um pássaro que não sabe voar e sua pacata dona durante a maior aventura de suas vidas.
   No filme conhecemos Blu, uma arara-azul domesticada que tem uma vida tranquila e confortável ao lado de Linda, que é proprietária de uma livraria no estado de Minnesota, Estados Unidos. Os dois imaginam que ele é o último macho de sua espécie até encontrarem o brasileiro Túlio, um ornitólogo que revela a existência da provável última fêmea de ararinha-azul no Rio de Janeiro.
   Após muito ponderar, Linda e Blu partem com Túlio para a cidade maravilhosa. O principal objetivo é juntar as duas ararinhas-azuis e perpetuar a espécie, que está extinção. No entanto, mal chega ao destino, Blu é sequestrado junto com Jade, a tal fêmea da mesma espécie, por um bando de atrapalhados contrabandistas de animais. Os bandidos ainda contam com a ajuda de Nigel, uma cacatua australiana que adora prejudicar os pássaros mais bonitos que ele. Os dois acabam fugindo e iniciam uma adorável jornada pelo Rio de Janeiro.