É um Trampo e Tanto! Para fazer esse tipo de animação, é preciso tirar fotos de cada ação dos personagens e depois uni-las numa seqüência que dê ilusão de movimento. "Num bom dia de trabalho, dá para filmar no máximo cinco segundos de animação", afirma Rafael Terpins, diretor de Batalha a Guerra do Vinil, uma animação brasileira em massinha que passa às sextas-feiras no Cartoon Network, chamada de Stop-Motion (Algo como "Movimento Parado").
  Essa técnica de filmar bonecos quadro a quadro é quase tão velha quanto o cinema: ela foi utilizada pela primeira vez no clássico The Humpty Dumpty Circus, um filminho de 1898 em que brinquedos de madeira articulados ganham vida. Hoje, a animação em massinha tem ares de superprodução. "Os produtores de A Fuga das Galinhas e da série Wallace & Gromit usam uma receita secreta de massinha nos bonecos. Já os bonecos de A Noiva Cadáver têm cabeças moldadas com silicone sobre engrenagens de relógio, que simulam músculos faciais", diz Produtor. Os caras de Batalha, também tiveram de suar, eles fizeram 28 bonecos e três cenários, num trabalho que levou três anos para ficar pronto. As filmagens começam neste mês e devem estar prontas em dezembro. "Para filmar 12 minutos, a gente deve tirar 8 640 fotos. É mesmo uma batalha!", afirma Produtor.



